quarta-feira, 4 de maio de 2011

POR QUE CANTAMOS NO CHUVEIRO?


Cantamos no chuveiro por causa de suas paredes ladrilhadas e, normalmente, é o lugar da casa que tem a melhor acústica. Ao contrário do que acontece com materiais porosos, a superfície dura e lisa dos azulejos reflete o som por inteiro - em vez de absorver parte dele. Dependendo das dimensões do banheiro, isso faz com que a reverberação - o tempo em que as ondas sonoras permanecem no ambiente depois de emitidas - possa ser até duas vezes maior que o normal, não só prolongando o som, como tornando-o mais encorpado. "O cantor de chuveiro recebe um alto retorno da sua voz, o que ajuda a controlar a afinação e a qualidade vocal, além de oferecer uma satisfação estética pelo efeito de uma maior potência sonora aparente", diz o músico Leonardo Fuks, professor de Acústica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além disso, existem mais dois fatores que tornam o chuveiro o paraíso do cantor amador.Um deles é a ressonância: ao refletir o som, as paredes colocam em evidência certas características da voz. "Isso pode dar um brilho especial à voz ", afirma Leonardo. O outro é o mascaramento acústico: a água caindo no chão gera um ruído difuso, que neutraliza os sons externos, criando a sensação de que a pessoa não será ouvida por quem estiver fora do banheiro.
*Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/pergunta_286016.shtml

Olha, essa é a visão científica da coisa, mas verdade é que no banho ninguém te incomoda. Lá você pode peidar, arrotar, urinar na torneira para sacanear o próximo banhista, imitar o seu chefe, o Tiririca e também fazer o que 96% dos jovens (meninos e meninas) fazem: tocar flauta...hehe. Ou seja, o banheiro é como o Vaticano, é território neutro.
Assim, no chuveiro tudo pode, tudo vale, vale tudo... "só não vale dançar homem com homem, e nem mulher com mulher".

Nenhum comentário:

Postar um comentário